BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CHOQUE CULTURAL

Que cada vez que retorno de viagem à europa, eu tenho um "choque" cultural e social e minha vontade é voltar do aeroporto mesmo. Cada dia entendo mais as pessoas que foram por qualquer motivo trabalhar/viver fora daqui e dizem não se adaptarem mais a realidade brasileira (que está um lixo). Meu conselho? Não voltem. Estou a uns dez dias tentando entrar na cruel realidade do Brasil e da cidade aonde vivo. Tá bem difícil. Criem raízes fora daqui; criem filhos em cidades/países aonde a educação seja colocada nos primeiros lugares de prioridade - e na maioria das vezes são gratuitas e de excelente qualidade; aonde o transporte público seja eficiente e quase ninguém use carro (como aqui que as crianças nem sabem usar as próprias pernas por falta de caminharem); que haja respeito pelo próximo; civilidade etc. Eu viajo, também,  para poder continuar a ter um "respiro" de felicidade.
Para poder caminhar pelas ruas sem ficar neurótica - como todos nós somos aqui - com roubos, facadas, violência gratuitas etc.
Lógico que sei que todo lugar tem seus problemas; não sou alienada. Mas aqui chegou a um ponto tal que somos todos vítimas de um "pânico/medo" diário.
Somos bombardeados com notícias que nem em meu sonho de terror mais oculto poderia imaginar.
Retornei e tomei a decisão de não ver TV.e ouvir rádio. Fiquei uns cinco dias sem ligar a bendita. Quando resolvi ver tv, optei pela RAI (TV italiana) e mesmo assim só alguns programas. Rádio só música. Hoje é que liguei a JB FM para ter notícias do tempo.
PS.: A única coisa negativa de não assistir a TV estes dias foi não ter visto a bunda linda de um ator global (risos) mas como não assisto novela e a net taí mesmo, matei minha curiosidade e pronto.
Ontem (dia 09 de junho) precisei do serviço de taxi. 
Telefonei com uma hora de antecedencia, já que a empresa diz não atender quem telefonar antes disso; hábito que eu sempre pratiquei por saber do péssimo atendimento na maioria das vezes. Enfim, telefonei marquei horário para as 15:15h. Deu 15:22h ninguém apareceu ou telefonou. Então telefonei para empresa e fui informada que o "profissa" estava em lugar X. Perguntei porque não avisaram e não obtive uma resposta decente. Por fim, o táxi chegou as 15:30h (que era hora que devia estar em meu compromisso). Isso é só um exemplo do desrespeito com o cidadão.
Ando bastante à pé sempre e  neste período quando não está aquele calor desumano e vejo as pessoas dirigindo feito loucas, buzinando; tentando sempre levar alguma vantagem; as cenas de alguns serviços públicos são esdrúxulas; quando chegava da viagem no caminho para casa o motorista chamou-me atenção para uma cena: três garis "trabalhando" - um varria um "montinho" de folhas; outro segurava a pá e o 3º conversava/observava. 
É o não é surreal? E ontem aconteceu o mesmo. A noitinha vários garis varrendo o mesmo pedaço de calçada.
E para completar, meu país tá um lixo.
Recessão.
Palavra que pensei nunca mais ouvir em minha vida.
Cristo! Um país com tanta riqueza natural; com um poder de oportunidades sem fim, agora esta demitindo milhares de pessoas.
Vou parar aqui.
Não vou entrar neste assunto para nao ficar hiper longo; gastaria páginas e páginas; isso é só uma  pequena mostra.
Enfim estou me recuperando e torcendo para que  consiga viajar mais algumas vezes para ter esse "respiro".
Tem gente que não entende essa necessidade.
Como não pagam minhas contas e como sou  dona do meu nariz - aliás sempre fui - uma banana para os pobres de espírito e invejosos.
Esse é meu desabafo de hoje.
Ah, mais uma coisa,  estou tentando retornar minhas aulas de italiano e pensei procurar uma universidade pública já que pagaria um preço que posso pagar com folga.
Nao vou poder estudar; estao em greve há mais de um mes.
Mais um detalhe da valorizaçao da "educaçao" do meu Brasil, que amo muito, mas que está sem rumo.

P.S (1) Escrevi este texto de um fôlego só. Havendo erros de portugues só peço que entendam. Nao estou escrevendo uma tese de portugues/literatura. É um pensamento claro e rápido.