BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DJANIRA - PINTORA DE COSTUMES

Já algum  tempo que eu e Djanira nos "olhamos" mas não nos encontramos. Hoje o encontro aconteceu.

Reinaugurou  um Espaço Cultural em minha cidade e além de uma exposição  fotográfica  maravilhosa, fiquei muito feliz ao saber que em homenagem ao centenário do Espaço em 14 de novembro, seriam expostas aproximadamente cento e vinte obras da artista - Djanira – Cronista de Ritos, Pintora de Costumes.
Obras cedidas pelo MNBA e que vem enriquecer pessoas que como eu amam arte.
Djanira da Motta e Silva nasceu em Sao Paulo em Avaré e faleceu no Rio de Janeiro.
Foi uma pintora do cotidiano brasileiro. Aliás não foi só pintora. Foi também desenhista e ilustradora entre outras artes. Era autodidata.

Uma de suas obras - Santana de Pé - está  no Vaticano, já que ela era muito religiosa e ingressou na Ordem Terceira Carmelita.

Gosto muito de sua arte que retrata o meu querido Brasil, seu povo e costumes. Fiquei observando que ela, junto com Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e outros tem um colorido e uma religiosidade típicos de nosso povo.
Muito bonitos os trabalhos principalmente de óleo sobre tela e nanquim.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thank you for visiting - Gracias por su visita