BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DITADURA (RESISTIR É PRECISO)

Uma exposição que estreou essa semana idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog  e que é um passeio pela história de nosso país (período negro, não nego)  é "Resistir é preciso....".
Recomendo esta belíssima exposição para todos que viveram tudo, que não viveram tudo (meu caso) e aos que não conhecem nada, muitos atualmente, sobre a Ditadura no Brasil quando a liberdade de expressão de todas as mídias foi cerceada, quando muitos foram mortos defendendo seus ideais e mesmo assim ninguém escondia o rosto atrás de máscaras ou qualquer artifício que impedissem seu reconhecimento.
Quando houve uma passeata de cem mil e mesmo assim pouca coisa do patrimônio público foi destruída.
Com uma linha do tempo que começa com a Guerra Fria (1945) e culminando com as Manifestaçoes no Brasil (2013), Resistir.... fala de tudo que houve no Brasil naquela época e de como a imprensa resistiu, se expandiu clandestinamente e no exílio; de como as artes tiveram papel importante pedindo democracia e nos fazendo pensar em tudo que estava acontecendo. Eram outros tempos bem sei mas muito e muitos ainda estão aí até hoje..
Relembrando músicas e festivais, revendo cartazes de peças no Teatro Opinião, trabalhos de artistas plásticos que incentivavam a todos.
Enfim, é um trabalho muito bem feito e que as escolas deveriam levar seus alunos para terem uma nossa da história de nosso país.

"Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres civilizados". Vladimir Herzog

P.S. Fiquei emocionada com alguns fatos e principalmente de ver a definitiva certidão de óbito do Vladimir Herzog.
© Foto de Evandro Teixeira. Passeata dos Cem Mil. Rio de Janeiro, 26 de Junho de 1968.( No palanque Vladimir Palmeira discursando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thank you for visiting - Gracias por su visita